Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde para agradecer aos doadores.
O Junho Vermelho é uma campanha de conscientização que reforça a importância da doação de sangue e incentiva que a ação se torne recorrente. O hábito da doação de sangue regular por parte da população é o que garante a manutenção dos estoques no Brasil. Uma bolsa de sangue coletada pode salvar até 4 vidas.
Não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. A transfusão é necessária em casos de anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue e tratamento de câncer, por exemplo.
Critérios básicos para doação:
- ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- pesar no mínimo 50 kg;
- ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- estar alimentado;
- evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.