O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “perigo” para 22 cidades do Ceará. De acordo com órgão, o aviso tem validade desta segunda-feira (3) até a manhã de terça-feira (4).
Segundo o Inmet, a intensidade das chuvas nas cidades citadas traz risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A região mais afetada será o noroeste cearense, englobando municípios do litoral norte, da Serra da Ibiapaba e aqueles próximos à divisa com o Piauí.
➡️ Veja as cidades afetadas pelas chuvas:
- Acaraú
- Alcântaras
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Camocim
- Chaval
- Coreaú
- Cruz
- Frecheirinha
- Granja
- Jijoca de Jericoacoara
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Moraújo
- Morrinhos
- Santana do Acaraú
- Senador Sá
- Tianguá
- Uruoca
- Viçosa do Ceará
Em situações de chuvas intensas como estas, o Inmet recomenda que a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e, em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo, a orientação é o procurar abrigo, evitar permanecer ao ar livre e procurar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuva forte deixa até animais ilhados
Vídeos mostram moradores retirando água de casa e ruas em situação precária. Houve registro de desabamento parcial de uma casa. Em um dos vídeos feitos pela população, é possível ver que um grupo de cavalos fica ilhado, com a água na altura do pescoço.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará