O governo federal promove neste sábado (14) o Dia D de mobilização contra a dengue. Em 2024, foram contabilizados mais de 6,7 milhões de casos e 5.950 mortes por causa da doença. No ano passado, o vírus fez 1.179 vítimas fatais, um número cinco vezes menor.
A proposta é realizar campanhas de conscientização e engajamento em todo o Brasil para prevenir os focos do aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus que causa a dengue. A população pode contribuir com ações simples, como retirar de casa qualquer objeto que possa acumular água, ambiente que pode se transformar num foco de proliferação do mosquito.
“Nós queremos chamar a atenção da população como um todo. Este é o momento de prevenir uma potencial epidemia que poderia acontecer em janeiro ou fevereiro”, disse o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Cunha, conforme a Agência Brasil.
Neste ano, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná foram as unidades federativas com as maiores incidências da doença. Os picos ocorreram de fevereiro a maio, quando o país contabilizou mais de um milhão de casos por mês. O pior período foi março, com mais de 1,7 milhão de registros. A faixa etária mais atingida pela dengue foi a dos 20 aos 29 anos de idade.