A movimentação no transporte aéreo bateu recorde em abril, com 7,9 milhões de passageiros no mercado doméstico e 2,1 milhões no mercado internacional, totalizando 10 milhões. Trata-se da primeira vez que o setor internacional supera 2 milhões de passageiros no mês desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2000. Os números constam de um relatório disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A movimentação de passageiros domésticos registrou alta de 9,6% em relação a abril de 2024, enquanto o fluxo internacional teve um aumento de 17,2%. A movimentação total, por sua vez, teve uma variação positiva de 11,1% na comparação anual.
A demanda doméstica, medida em passageiros por quilômetros transportados, cresceu 13,4%. Já a oferta, medida em assentos por quilômetros oferecidos, avançou 7,6%. O aumento da demanda internacional ficou em 14,4%, enquanto a oferta teve crescimento de 12,2%
A movimentação de carga internacional foi de 74,8 mil toneladas, uma alta de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação de carga doméstica foi de 35,9 mil toneladas, o que representa uma queda de 12,5%.