(Reuters) – Grandes bancos e grupos empresariais processaram o Federal Reserve nesta terça-feira, alegando que os “testes de estresse” anuais do banco central dos Estados Unidos para as empresas de Wall Street violam a lei.
A ação movida no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Columbus, Ohio, alega que a prática do Fed de determinar o desempenho dos grandes bancos em relação a uma hipótetica turbulência econômica e de atribuir requisitos de capital de acordo com isso não segue o procedimento administrativo adequado.
Os autores da ação incluem o Bank Policy Institute, a Câmara de Comércio dos EUA e a American Bank Association.
De forma específica, estes grupos estão solicitando que o Fed torne públicos e sujeitos a feedback os modelos –hoje confidenciais– que utiliza para avaliar o desempenho dos bancos, bem como os detalhes dos cenários anuais que cria para testar os pontos fracos.
Na segunda-feira, o Fed anunciou planos para buscar mudanças semelhantes antes dos exames de 2025, mas o setor optou por prosseguir com sua ação judicial. Um porta-voz do Fed se recusou a comentar sobre o processo neste terça-feira.