Léo Couto concorreu com chapa única, que recebeu o voto de 37 dos 43 vereadores. Na mesma votação foram eleitos os outros vereadores que vão compor a Mesa Diretora da Câmara, ao lado de Couto.
A Mesa Diretora tem como atribuição dirigir os trabalhos legislativos e administrar a Câmara. Já o presidente tem a função de liderar a atuação da Mesa, pautar a Câmara e atuar como representante do Legislativo municipal.
A chapa encabeçada por Léo Couto conta com membros de outros sete partidos: PT, PDT, PP, DC, Avante, PRD e Republicanos.
Confira a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026:
- Presidente: Léo Couto (PSB)
- 1º vice: Adail Júnior (PDT)
- 2º vice: Luciano Girão (PDT)
- 3º vice: Marcos Paulo (PP)
- 1ª Secretária: Carla Ibiapina (DC)
- 2ª secretária: Ana Aracapé (Avante)
- 3º secretário: Professor Aguiar Toba (PRD)
- 1ª vogal: Ronaldo Martins (Republicanos)
- 2ª vogal: Pedro Matos (Avante)
- 3ª vogal: Professora Adriana Almeida (PT)
Natural de Fortaleza, Léo Couto é formado em Administração e já trabalhou nos setores público e Ele foi assessor na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e, em 2018, atuou na Casa Civil, durante o governo de Camilo Santana. Ele foi eleito vereador de Fortaleza pela primeira vez em 2020.
Seu avô, Gerôncio Bezerra, já foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e deputado estadual. Seu pai, José Maria Couto, foi vereador por cinco mandatos, e por três vezes foi presidente da Câmara Municipal.
Durante seu discurso de posse, Léo Couto relembrou as trajetórias do pai e do avô. “Senti o peso que envolve esta Câmara onde meu avô e meu pai já estiveram nessa mesma posição, o que me enche de responsabilidade e de orgulho. Desde muito jovem, aprendi a admirar esta Casa. Fortaleza é minha terra e meu orgulho”, destacou.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará