Apesar do Ministério da Saúde ter autorizado a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue próximas ao vencimento, pelo menos 11 capitais manterão o esquema prioritário. São elas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória.
A justificativa das prefeituras e do Distrito Federal é que não há doses a vencer nas próximas semanas. Nessas regiões, a vacina continuará sendo aplicada apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O esquema de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.
As duas maiores cidades do Brasil apresentam números parecidos. No Rio de Janeiro, quase 240 mil doses foram aplicadas, mas apenas 68 mil crianças e adolescentes estão completamente imunizados, o que corresponde a 20% do público-alvo total. A proporção é semelhante em São Paulo, que já aplicou mais de 274 mil primeiras doses (40,91% da meta), mas menos de 140 mil pessoas receberam o esquema completo.