A chinesa BYD inaugurou nesta quinta-feira (09) sua primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. O investimento da montadora no complexo é de R$ 5,5 bilhões. Presente no país há mais de uma década, a empresa também mantém unidades de produção em Campinas (SP) e Manaus (AM).
A nova planta possui capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, que deve ser expandida para 300 mil numa próxima etapa. Atualmente, a unidade opera com a montagem de veículos. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com a inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados em território nacional.
De acordo com o governo federal, quando estiver em pleno funcionamento, a instalação poderá gerar 20 mil empregos diretos e indiretos, entre funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
Durante o evento de inauguração, a BYD apresentou o primeiro veículo híbrido plugin flex do mundo. O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, com uma tecnologia desenvolvida em cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses, projetada para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina.
A companhia asiática ocupou a antiga fábrica da Ford no polo industrial de Camaçari. A unidade estava parada desde janeiro de 2021, quando o grupo norte-americano anunciou que deixaria o país como fabricante, passando a atuar somente como importador.
As obras para a instalação da BYD foram iniciadas em março de 2024. O complexo obteve a certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia elétrica consumida é proveniente de fontes limpas e renováveis.






