A Volvo Cars anunciou nesta quarta-feira (21) a expansão da sua parceria com o Google, com o objetivo de disponibilizar mais rapidamente as inovações do sistema operacional Android em seus modelos.
Entre essas inovações está o Gemini, inteligência artificial do Google apresentada em um Volvo EX90 no evento Google I/O 2025.
A IA será capaz de compreender melhor as necessidades do condutor por meio de interações naturais. A tecnologia permitirá, por exemplo, criar mensagens por voz e traduzi-las para outra língua antes de enviar, consultar o manual de instruções do automóvel ou obter informações detalhadas sobre o destino.
O Gemini substituirá o atual Assistente Google nos modelos da Volvo com Google incorporado ainda este ano.
Com a extensão da parceria, os veículos da marca passam a ser também uma das plataformas de hardware de referência para o desenvolvimento do Android Automotive.
“Nos esforçamos para oferecer tecnologia centrada nas pessoas, e proporcionar uma experiência excecional ao cliente é parte essencial desse compromisso. Através desta parceria com o Google, conseguimos trazer as funcionalidades mais recentes do ecossistema tecnológico de consumo para os nossos produtos, em primeira mão”, disse Alwin Bakkenes, chefe de engenharia de software da Volvo Cars.